29/09/2010

ENSAIO: Animais fazem fotossíntese? - Parte I

Imaginem que se deparavam num exame com a seguinte questão: “Os animais fazem fotossíntese?”. A resposta parece simples. Ou será que não?

Na escola somos ensinados que a fotossíntese é um mecanismo exclusivo de plantas, algas e algumas bactérias; e, além disso, uma característica que separa os animais dos outros seres é o facto de não possuírem cloroplastos e não realizarem fotossíntese. Já agora, para compreender convenientemente o texto que se segue, convém relembrar que a fotossíntese é o meio pelo qual alguns seres-vivos obtêm o seu próprio alimento (sendo, por isso, designados de seres autotróficos), através da assimilação de dióxido de carbono e água, levando à produção de oxigénio e glicose. Para este processo, é essencial a existência de uns organelos que se encontram nas células vegetais, designados de cloroplastos, e que possuem um pigmento que é a clorofila, responsável pela coloração verde em plantas.

Como é habitual na natureza que nos rodeia, para toda a regra existe uma excepção, facto para o qual os cientistas estão preparados. O mundo aquático, em particular, é como que um baú repleto de brilhantes tesouros, os quais só conseguimos verdadeiramente admirar à medida que lhe prestamos atenção. Foi isto que aconteceu quando biólogos marinhos começaram a explorar o mar e a identificar a biodiversidade dos lagos, rios, mares e oceanos, de onde resultaram milhões de identificações de espécies, desde microalgas, passando por uma panóplia de microorganismos, crustáceos e outros artrópodes, moluscos, equinodermes, peixes, até aos mamíferos marinhos. Após a identificação torna-se necessário um estudo detalhado a vários níveis: anatómico, fisiológico, genético, ecológico, etc. Foi num destes estudos, que os cientistas voltaram a olhar com mais atenção para um grupo de moluscos, que nunca mais foi visto da mesma maneira. As lesmas-do-mar são pequenos moluscos, geralmente muito coloridos, e que têm sido alvo de vários estudos. Hoje pretendo abordar o estranho caso da lesma-do-mar fotossintética.

Sem comentários:

Enviar um comentário