02/02/2010

BIOGRAFIA: Rómulo de Carvalho - Vida e Obra I

Foi a 24 de Novembro de 1906, na Rua do Arco do Limoeiro (hoje Rua Augusto Rosa), em Lisboa, que nasceu Rómulo Vasco da Gama de Carvalho, filho de José Avelino da Gama de Carvalho e de Rosa das Dores Oliveira Gama de Carvalho.
Rómulo de Carvalho foi um homem que se entregou às várias áreas do saber. Foi professor de Química e Física, poeta, investigador, historiador, escritor, fotógrafo, pintor e ilustrador.
Sua mãe, foi a responsável pela paixão literária, tendo-lhe dado a conhecer, ainda novo, os ilustres autores portugueses, tais como Camões, Eça, Camilo e Cesário Verde. No liceu adquiriu uma nova paixão, agora pelas ciências, devido ao seu lado experimental. Ingressa na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) para seguir o curso de Ciências Físico-químicas. Já licenciado, em 1932, formou-se em Ciências Pedagógicas, na Faculdade de Letras da mesma cidade. Enquanto professor, leccionou no Liceu Camões, Liceu D. João III e no Liceu Pedro Nunes (onde estagiara).
Colaborou como co-director na “Gazeta de Física”, e dedicou-se à divulgação científica, actividade que lhe dava imenso prazer, sendo o seu livro mais conhecido “Física para o povo”.
Nunca perdera a paixão pela literatura, escrevendo frequentemente poesia. Contudo, só aos 50 anos de idade, em 1956, após participação num concurso literário, é que publicou os seus poemas, embora sob um pseudónimo, António Gedeão. Anos depois, aventurou-se noutros géneros: teatro, ensaio e ficção.
Em 1974, após o 25 de Abril e 40 anos no ensino, reformou-se. O resto da sua vida foi dedicado à divulgação científica e à investigação em História das Ciências. Em 1983 tornou-se sócio correspondente da Academia de Ciências e, sete anos depois, assume a direcção do Museu Maynense da mesma Academia.
Aos 90 anos de idade foi homenageado a nível nacional. Faleceu a 19 de Fevereiro de 1997.


Fonte - Site oficial dedicado a Rómulo de Carvalho:
http://www.romulodecarvalho.net/biografia.html

Sem comentários:

Enviar um comentário